fbpx

Falar da história do Brasil é praticamente a mesma coisa que falar sobre a expansão da Igreja Católica no país. Junto com os primeiros descobridores, veio uma caravana de missionários católicos, que ia erguendo igrejas junto com o avanço da população país adentro.

Por isso, a religião católica não só continua sendo a predominante no país (64% da população segundo o Censo de 2010), como também é responsável por construções históricas e festas que movimentam cidades inteiras e o turismo regional.

Em Pouso Alto, não é diferente. A primeira pousada do local foi erguida pelos bandeirantes portugueses Antônio Delgado da Veiga, João da Veiga, e Manoel Garcia, em 1692. Assim que o movimento da região cresceu, a primeira capela foi erguida, em 1748, que posteriormente virou a igreja matriz, e foi ao seu entorno que a cidade se desenvolveu.

Hoje, Pouso Alto conta com duas igrejas importantes: a Matriz de Nossa Senhora da Conceição, que possui imagens de séculos atrás, e a Igreja Nossa Senhora da Glória, famosa pela nascente de água doce bem embaixo do seu altar. As festas e cerimônias religiosas movimentam a pequena cidade de 6.210 habitantes e constituem uma atração turística que muito agrada aos turistas locais.

Matriz Nossa Senhora da Conceição

Passando de carro pela BR-354, é possível avistá-la logo no alto do morro, no sentido do centro da cidade. A construção de pedras cinza possui duas torres, uma mais alta que a outra, com balaústres e crucifixos no topo de cada uma delas, e logo se destaca.

Ela fica bem em frente à Praça da Igreja Matriz, onde está afixada uma grande cruz de madeira, que marca o ponto de fundação da cidade, e é cercada de grandes palmeiras, que dão o colorido às ruas de pedra do seu entorno.

Ali é que se ergueu a primeira capela da região, em 1748, mas a construção atual data de 1832, e possui estilo eclético. Um grande incêndio destruiu seu interior e seus documentos em 5 de abril de 1885, sendo que grande parte da história da cidade perdeu-se na ocasião, eis que, até a proclamação da república, todos os registros de nascimentos, casamentos e óbitos eram arquivados nas igrejas.

Seus vitrais coloridos retratam cenas da vida de Jesus Cristo, e 14 deles foram restaurados em 2015, por iniciativa do fundo municipal do Patrimônio Cultural de Pouso Alto. Há, ainda, outros dez vitrais que não fizeram parte do projeto por falta de fundos. À noite, a iluminação da igreja passa pelo colorido dos vitrais e é um espetáculo imperdível.

Como muito se perdeu no incêndio, seu interior é bastante simples, mas não menos merecedor de apreciação.

O altar principal possui uma imagem de Nossa Senhora dos Remédios, e ela tem uma história interessante: em 1748, a cidade encomendou uma imagem de Nossa Senhora da Conceição de Portugal, para ser colocada na igreja. Na mesma época, o Capitão Estácio da Silva encomendou uma imagem de Nossa Senhora dos Remédios, para a paróquia com o mesmo nome, na cidade vizinha de Caxambu.

Ambas as imagens chegaram juntas no Brasil e, ao serem encaminhadas aos seus respectivos destinos, fez-se uma confusão e ambas foram trocadas. O imbróglio não foi desfeito até hoje, e as duas igrejas guardam as imagens uma da outra.

Nossa Senhora da Conceição, a santa que dá o nome à matriz, é padroeira de Portugal, de todos os povos da língua portuguesa e rainha dos Estados Unidos. Também foi eleita a padroeira da cidade de Pouso Alto, e a data comemorativa é dia 8 de dezembro, declarado feriado municipal.

Nessa ocasião, a paróquia celebra a festa da padroeira, tradicional festa da cidade em que ocorrem celebrações com bênçãos especiais, leilão de gado e festividades com premiação e barracas de comidas e bebidas, com destaque à tradicional ficazella, um pastel italiano recheado com queijo muito famoso na cidade.

A Semana Santa é outra celebração importante da região. O Grupo Teatral São Francisco de Assis da cidade, existente há mais de 40 anos, encena a Paixão de Cristo todos os anos, um dos maiores espetáculos ao ar livre da região do sul de Minas, e que atrai muitos turistas e gente de todas as cidades vizinhas.

Igreja Nossa Senhora da Glória

A igreja, na verdade, é uma capela, fica no povoado de Furnas, na zona rural da cidade e é acessada por meio de uma trilha que percorre a antiga Estrada Real, construída pelo governo português para ligar as cidades da região do ouro, hoje chamada de Caminho Velho.

Seu altar é simples e se constitui apenas de pequenos degraus construídos, rodeados de arabescos, com um sacrário em vidro e com Santo Antonio à esquerda e Nossa Senhora à direita.

Sob a mesa, há uma imagem de Nossa Senhora da Glória em seu leito de morte deitada em um caixão de vidro, já que a santa é uma homenagem à passagem da Virgem Maria de sua condição de humana para a vida celestial.

A crença popular é a de que a imagem é santa, e atribui-se a ela o milagre de ter surgido uma nascente de água doce bem debaixo do altar da igreja.

Por milagre ou não, fato é que justamente essa nascente de água é que fez a fama do local, que acolhe muitos peregrinos devotos em busca de amostras da água, que os locais dizem ser milagrosa.

Todos os anos, no dia 15 de agosto, data de comemoração da santa, a capela tem uma festa famosa na região, com direito a romaria e banhos. Nessa data, também acontecem missas e é montada uma quermesse com barraquinhas de comidas e bebidas, jogos com prendas e acontecem leilões beneficentes.

Para chegar até lá, as pousadas da região oferecem guias para caminhadas e passeios de bicicleta pelas trilhas locais. A igreja da Nossa Senhora da Glória fica a cerca de 16km do centro de Pouso Alto, na estrada do Caminho Velho, sentido São Lourenço.

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Férias de Verão no Hotel Fazenda Serraverde
Gosta de viajar, conhecer novos lugares e vivenciar experiências incríveis? Então, cadastre-se e receba as novidades do Blog.
Quero Receber

O que achou deste artigo? Deixe abaixo seu comentário:

Cadastre-se!
Receba as novidades do
Hotel SERRAVERDE
Receba em primeira mão as novidades do hotel, informações sobre pacotes promocionais e conteúdos sobre turismo no Sul de Minas.
Quero Receber
close-link
Gosta de viajar, conhecer novos lugares e vivenciar experiências incríveis? Então, cadastre-se e receba as novidades do Blog.
Quero Receber