fbpx

Em um país tão grande com o Brasil, situado em regiões com clima predominantemente tropical e cuja vegetação nativa é símbolo do país por todo o mundo, não é de se espantar que o ecoturismo seja uma das atividades mais buscadas e mais exploradas quando se fala em turismo.

E isso tem um lado bom: esse tipo de atividade é desenvolvida seguindo regras de preservação ambiental. Dessa forma, além do entretenimento, há a busca pela conscientização dos turistas pela necessidade de proteção do patrimônio ambiental, o que é extremamente positivo.

O ecoturismo no Brasil tem crescido entre 15 e 25% ao ano, e a zona do Circuito das Terras Altas da Mantiqueira, no sul de Minas Gerais, é um dos destinos procurados para quem busca esse tipo de aventura.

Por ser uma área cercada de reservas naturais, florestas tropicais que se misturam com matas temperadas e cheia de rios e cachoeiras, a cidade de Pouso Alto é um dos destaques da região nesse quesito.

O lugar é ideal para quem quer observar e aproveitar a natureza, seja com um toque de adrenalina, seja apenas para um descanso da correria do dia a dia.

Trilhas para cachoeiras

A cidade de Pouso Alto é cortada pelo Rio Verde e pelo Ribeirão Pouso Alto, mas as montanhas ao seu redor possuem inúmeras nascentes de água que, devido à altitude, descem os montes em forma de correnteza e formam inúmeras cachoeiras no meio do caminho.

Não raro, elas formam piscinas naturais, excelentes para banho. Por isso, um dos grandes atrativos da região são as trilhas que levam a essas cachoeiras.

Existem inúmeras delas, de diversos níveis de dificuldade, que levam a vistas lindas e proporcionam tardes agradáveis aos turistas que escolhem visitá-las.

Os principais percursos são:

Cachoeira do Coura

Fica em uma propriedade rural do bairro Berberia, a cerca de 7km do centro da cidade. Por sua proximidade e pela facilidade das trilhas que levam até ela, é uma das mais famosas e mais procuradas pelos turistas.

A maior parte do percurso é feita de carro, através da BR-354, sentido Itamonte. A partir dali, o turista segue por uma caminhada leve de cerca de 30 minutos até chegar ao ponto das águas.

Cachoeira do Coura - Pouso Alto MG
Foto: Rafael Teixeira

Existem hotéis que possuem trilhas via estrada de terra partindo deles também. A cachoeira possui água abundante e diversas quedas d’água, que formam calmas piscinas naturais, ótimas para banho, e proporciona lindas fotos.

Uma pequena ponte de madeira facilita a travessia do rio. É indicada para toda a família.

Cachoeira da Pedra Preta

Também fica em uma propriedade rural privada, a cerca de 15km do centro de Pouso Alto. A propriedade possui uma área de 350 hectares e é um excelente exemplar da mata nativa da região, sendo que 90% de sua área se trata de preservação ambiental.

São três quedas d’água com uma altura aproximada de 8m, e ela fica a apenas 180m da estrada que lhe dá acesso. Entretanto, apesar de curta, a trilha é íngreme e segue pela mata fechada.

Seu nome é homenagem à grande pedra escura pela qual as águas escorrem, visível já da estrada. As quedas escondem uma pequena gruta.

O local possui um abrigo para 20 pessoas e tem uma área para camping.

Cachoeira do Buquerê

Também fica em uma área privada na zona rural. O Sítio Florentino pertence às três irmãs Carvalho, as Sras. Benvinda, Madalena e Terezinha, que fazem questão de receber bem todos os visitantes, com a típica hospitalidade mineira.

A atração fica a cerca de 27km do centro de Pouso Alto. O acesso é feito de carro, através da BR-354, sentido Caxambu, por cerca de 12km. O restante do percurso é feito via estrada de terra.

A trilha é leve e dura cerca de 10 minutos. A água é abundante e forma piscinas que possuem temperatura agradável para banho.

Cachoeira dos Florentinos

Localizada em outra propriedade privada, no bairro de Florentino, daí o seu nome. É um dos locais mais preservados, porque é de acesso mais difícil.

Fica a cerca de 7km do centro de Pouso Alto, através de um percurso praticamente todo em estrada de terra, parte do qual é trecho da antiga Estrada Real (hoje conhecida como Caminho Velho).

A trilha leva cerca de 15 minutos através de mata fechada. A passagem por arbustos, cipós e samambaias recompensa pelas duas quedas de águas cristalinas que formam uma piscina natural.

Trilhas pela Estrada Real

A antiga Estrada Real foi construída pelo governo português entre os séculos XVII e XVIII para ligar as cidades da região do ouro até a antiga capital do país, o Rio de Janeiro.

Esse trecho faz parte do chamado Caminho Velho, que foi o primeiro trecho construído dessa estrada e possui, no total, 710km de extensão. Na época, levava-se cerca de 60 dias para percorrê-lo inteiramente por cavalos.

O trecho que percorre a região possui cerca de 39km de extensão e percorre os caminhos entre as cidades de São LourençoPouso AltoItamonte.

Esse trecho pode ser percorrido por cavalgadas, mountain bike ou até a pé, o que leva cerca de 4h20. Há marcos instalados durante os trechos que identificam a estrada histórica.

Percorrer o caminho com calma faz com que o turista possa fazer paradas estratégicas nos pontos turísticos mais importantes das três cidades.

Pode iniciar por São Lourenço, onde visitará a igreja matriz – Paróquia São Lourenço Mártir e o Parque das Águas, passando pela matriz de Pouso AltoParóquia Nossa Senhora da Conceição e terminar o passeio em Itamonte, onde mais vistas naturais aguardam o visitante, como a Cachoeira da Fragrária e a Pedra do Picú.

A maior parte dos trechos é de estradas de terra com cascalho, e estão em boas condições de percurso, que tem dificuldade física e técnica média.

Parte da estrada é asfaltada, no trecho que passa por Capivari. As subidas não são muito inclinadas, mas exigem bastante do físico se você escolher fazer o percurso em uma bike.

 

Diante de tantas belezas naturais e opções ecológicas de lazer e turismo, Pouso Alto esbanja motivos para ser um dos destinos obrigatórios para quem busca contato com a natureza, lazer e descanso.

Facebook
Google+
Twitter
LinkedIn
Férias de Verão no Hotel Fazenda Serraverde
Gosta de viajar, conhecer novos lugares e vivenciar experiências incríveis? Então, cadastre-se e receba as novidades do Blog.
Quero Receber

O que achou deste artigo? Deixe abaixo seu comentário:

Cadastre-se!
Receba as novidades do
Hotel SERRAVERDE
Receba em primeira mão as novidades do hotel, informações sobre pacotes promocionais e conteúdos sobre turismo no Sul de Minas.
Quero Receber
close-link
Gosta de viajar, conhecer novos lugares e vivenciar experiências incríveis? Então, cadastre-se e receba as novidades do Blog.
Quero Receber