fbpx

Parque Nacional do Itatiaia

UM VERDADEIRO ESPETÁCULO DA NATUREZA

O Parque Nacional do Itatiaia foi a primeira área do Brasil a se constituir oficialmente em Unidade de Conservação, procurando com isso preservar seu patrimônio.

Seu relevo montanhoso inclui as encostas abruptas da Serra da Mantiqueira, voltadas para o estado do Rio de Janeiro e que dão origem a notáveis penhascos, com altitude variando de 540 a 2.791 m, no seu ponto culminante, o Pico das Agulhas Negras.

Entre os atrativos naturais se dividem na parte baixa e alta. Estão na parte baixa: Mirante do Último Adeus; Pedra de Fundação; Centro de Visitantes; Piscina Natural do Maromba; Cachoeira Itaporani; 

Cachoeira Véu de Noiva; Três Picos. E na Parte Alta: Pico das Agulhas Negras; Maciço das Prateleiras; Morro do Couto; Vale do Aiuruóca; Asa de Hermes; Abrigo Rebouças; Abrigo Massena; Abrigo Água Branca; Pedra Assentada; Ovos da Galinha; Pedra do Sino; Pedra do Altar; Travessia Ruy Braga; Travessia Serra Negra; Travessia Rancho Caído.

As prateleiras

Com 2.540 metros de altitude, o Maciço das Prateleiras é um dos mais belos atrativos do Parque Nacional do Itatiaia com vista para o Vale do Paraíba e Agulhas Negras. Um dos principais atrativos dessa parte da aventura é passar pelo “pulo do gato”, uma fenda profunda em uma das rochas que só se ultrapassa saltando. A distância não chega a ser muito grande, mais ou menos 1 metro, só que a altura deixa até os mais confiantes tremendo. Depois de tanta adrenalina, sentar no topo e admirar um cenário inesquecível é um prêmio merecido.

Pico do couto

Com 2.690 metros e altitude, o Pico do Couto começa na cancela do Parque Nacional de Itatiaia, sendo o pico mais alto depois das Agulhas Negras. Na parte baixa, árvores centenárias e vegetação típica de Mata Atlântica compõem a reserva repleta de cachoeiras e poços ideais para banho. No entanto, é na parte alta que se concentra a aventura. Lá, a paisagem muda e as matas dão lugar aos campos rupestres compostos por rochedos e à vegetação rasteira, que espreita as grandes montanhas dessa porção extremamente fria do país.

Cadastre-se!
Receba as novidades do
Hotel SERRAVERDE
Receba em primeira mão as novidades do hotel, informações sobre pacotes promocionais e conteúdos sobre turismo no Sul de Minas.
Quero Receber
close-link
Gosta de viajar, conhecer novos lugares e vivenciar experiências incríveis? Então, cadastre-se e receba as novidades do Blog.
Quero Receber