fbpx

Para quem gosta de passar alguns dias longe da loucura da cidade grande, refúgios na natureza são sempre mais que bem-vindos. E, nesse quesito, um dos destinos mais procurados do Brasil é a cidade de Pouso Alto – MG, situada no Circuito das Terras Altas da Mantiqueira, no sul de Minas Gerais.

Ali, a vegetação predominante é a Mata Atlântica, e não faltam atrações que envolvam ecoturismo, pesca e esportes radicais, como canoagem, mountain bike e rapel. Tudo isso, é claro, cercado da melhor culinária, sendo que a região tem inúmeras opções de restaurantes e vendas que oferecem pratos típicos mineiros, que, por si só, já são uma atração à parte.

Uma das pequenas e mais aconchegantes cidades que fazem parte desse circuito é Pouso Alto.

Com apenas 6.210 habitantes (Censo de 2016), a cidade fica a cerca de 1.200m do nível do mar, bem no meio da Serra da Mantiqueira. Devido à altitude, a região apresenta as quatro estações do ano bem definidas, e tem temperaturas médias amenas, na casa dos 19ºC. É cortada pelo Rio Verde e pelo Ribeirão Pouso Alto, e a padroeira da cidade é Nossa Senhora da Conceição, cuja data é comemorada em 8 de dezembro, feriado municipal.

História de Pouso Alto - MG

História de Pouso Alto – MG

O surgimento da cidade está ligado à exploração dos antigos bandeirantes pelo interior em busca de ouro e pedras preciosas e remetem à própria criação do Brasil.

Os primeiros portugueses a chegarem à região foram Antônio Delgado da Veiga com seu filho, João da Veiga, e Manoel Garcia, em 1692. Eles pernoitaram onde hoje se encontra a cidade, e, no dia seguinte, construíram um pequeno rancho usando como base folhas de palmeira. Deram à construção o nome de Pouso Alto.

O local se tornou ponto de encontro e repouso de bandeirantes que exploravam a região. Em 1784 foi construída uma capela, em torno da qual foi se edificando a cidade. No Século XVII, a Estrada Real foi construída pelo governo português para ligar as cidades da região do ouro, e ela passava por ali. Isso fez com que o povoado crescesse e, em 1878, o local foi elevado à condição de cidade.

A cidade cresceu em sua fama como local de descanso e de repouso. A própria Princesa Isabel chegou a pernoitar ali, quando passava pela Estrada Real para a inauguração de uma estação de trem na região. Outra figura ilustre que já foi moradora do local foi o poeta e escritor Manuel Bandeira, que se mudou para lá em busca da reabilitação de sua saúde.

Apesar de pequena, a cidade ainda preserva a arquitetura histórica. A Prefeitura e a Câmara Municipal são localizadas em um casarão onde antigamente era a residência de Francisco Teodoro da Silva, o Barão de Pouso Alto. O fórum da cidade está em outro casarão tombado pelo Instituto Estadual do Patrimônio de Minas Gerais – IEPHA.

Possui, ainda, duas igrejas: a Matriz de Nossa Senhora da Conceição, que possui imagens de séculos atrás, e a Nossa Senhora da Glória, famosa pela nascente de água doce bem embaixo do seu altar.

Pouso Alto MG - Belezas Naturais

As Belezas naturais de Pouso Alto

Pouso Alto é perfeito para quem gosta de respirar ar puro, descansar os olhos com o verde e meditar sob o barulho das águas. É uma cidade tranquila, e de qualquer lugar consegue-se ver as montanhas do entorno, cercadas de Mata Atlântica ainda preservada, que se mistura com florestas de araucárias.

O local ainda possui inúmeras cachoeiras, paradas obrigatórias para quem gosta de fazer trilhas e se misturar à natureza.

Para quem gosta de trilhas, o Parque Estadual da Serra do Papagaio é uma das maiores áreas de preservação da Mata Atlântica, e uma de suas entradas fica justamente em Pouso Alto. Dali, é possível se chegar ao Pico do Rachado, uma das vistas mais famosas e mais impressionantes das montanhas e da região.

Além dele, diversas trilhas levam a cachoeiras, que são o grande destaque da cidade. As mais famosas são a:

  • Cachoeira do Coura
  • Cachoeira da Pedra Preta
  • Cachoeira do Buquerê e a
  • Cachoeira dos Florentinos.

Tantas águas tornam o local ideal para a prática de esportes radicais, como canoagem, boia-cross e rapel. A natureza e a altitude da região também permitem a prática de ciclismo, 4×4, mountain bike e voos livres.

Os próprios hotéis e pousadas da região aproveitam a natureza abundante, e são em sua grande maioria localizados na zona rural. Assim como o SERRAVERDE têm estilo de hotéis fazenda e oferecem inúmeras opções de lazer em suas dependências, bem como de passeios aos arredores.

Pouso Alto: Eventos, temporadas e localização

Para quem gosta de aproveitar o ar livre, o ideal é aproveitar o verão para visitar o lugar, época em que as temperaturas máximas chegam a 29ºC.

Nos meses de janeiro e fevereiro, a cidade tem um famoso carnaval antecipado, que atrai turistas e moradores de toda a região. Em dezembro, a Igreja Matriz promove a festa da padroeira, que também agita a cidade.

Fora desse período, o local é bastante frio e convida a uma programação mais intimista, mas mesmo assim a cidade ainda possui atrativos. Em agosto, a Igreja Nossa Senhora da Glória promove uma celebração que inclui romaria e banhos na nascente sob seu altar, cujas águas são consideradas milagrosas.

Além das belezas naturais, a cidade também se destaca por sua gastronomia, contendo vários restaurantes renomados.

O Hotel SERRAVERDE, por exemplo, possui o estrelado Chef Charles Ceva, “meilleur ouvrier de France pâtisserie” como membro permanente da sua equipe de consultoria, proporcionando aos seus hospedes inusitados sabores que mesclam comidas típicas da região à receitas internacionais.

Vendas de produtos típicos, como queijos, embutidos, biscoitos e cachaça local também são fortes atrativos de Pouso Alto, e costumam agradar às mais variadas e exigentes preferencias.

A cidade está situada na região sul do estado de Minas Gerais, a 415km da capital Belo Horizonte. Dista, ainda, 258km do Rio de Janeiro e 275km de São Paulo, a capital mais próxima. Chega-se à cidade via carro:

• partindo de São Paulo, via Rodovia Ayrton Senna e, em seguida, BR-116;
• partindo do Rio de Janeiro, direto via BR-116;
• partindo de Belo Horizonte, via BR-381

A cidade possui terminal de estação rodoviária e tem linhas de ônibus partindo dessas capitais e das cidades da região. O aeroporto mais próximo fica em São Lourenço, a 45 minutos de distância, mas não há voos comerciais para o local.

Facebook
Google+
Twitter
LinkedIn
Férias de Verão no Hotel Fazenda Serraverde
Gosta de viajar, conhecer novos lugares e vivenciar experiências incríveis? Então, cadastre-se e receba as novidades do Blog.
Quero Receber

O que achou deste artigo? Deixe abaixo seu comentário:

Cadastre-se!
Receba as novidades do
Hotel SERRAVERDE
Receba em primeira mão as novidades do hotel, informações sobre pacotes promocionais e conteúdos sobre turismo no Sul de Minas.
Quero Receber
close-link
Gosta de viajar, conhecer novos lugares e vivenciar experiências incríveis? Então, cadastre-se e receba as novidades do Blog.
Quero Receber